top of page
  • arteblocos

Claraboia: beleza, funcionalidade e economia de energia


Elemento arquitetônico, ideal para permitir a passagem de luz no ambiente e até mesmo da ventilação natural cruzada. Como a tendência do ar quente é subir, as claraboias com sistema de abertura são as ideais para permitir a troca térmica através da ventilação cruzada.


É possível diferenciar uma edificação com este elemento arquitetônico, que pode trazer requinte e versatilidade. Pode ter vários formatos, tamanhos, alturas, pode controlar a passagem de luz, pode ter fechamento automatizado e o mercado tem inúmeras opções de modelos, mas saiba definir qual delas você deseja com o fornecedor, segue os principais modelos:



Tome alguns cuidados, como por exemplo, a noite, o interior do ambiente poderá ser muito bem visível com a luz interna por ser maior que a luz externa, analise muito bem o entorno onde a claraboia ficará exposta. Este tipo de artifício requer muito cuidado com a vedação de água pluvial, não economize no silicone industrial para vedar todas as frestas, pois as goteiras poderão ser inevitáveis numa instalação deficiente.


Principais modelos disponíveis:

Cúpula: Possui seção em formato esférico, formato abobadado.

Claraboia: Geralmente mais plana, com leve inclinação para caimento de água de chuva.

Claraboia tubular: São pequenos furos no teto que traz a luz de forma direta ou indireta através de tubos de inox espelhado direcionando a luz até o ambiente.

Shed: São saliências na cobertura que permitem a entrada de luz e é muito utilizado com venezianas para permitir a circulação de ar, muito utilizado em galpões industriais.

Lanternim: Muito utilizado em galpões industriais, na cumeeira da cobertura, permite a entrada de luz natural e ventilação, o ar quente tende a subir e este tipo de cobertura funciona bem na troca térmica.

Átrio: Muito utilizado em centros comerciais, são aberturas no teto em formato de pirâmide, podendo ser totalmente coberta ou mantendo abertura para circulação de ar.


Podem ser feito em vidro, acrílico, policarbonato, em estruturas metálicas ou alumínio.


Evite instalar sobre áreas de trabalho onde a iluminação direta pode trazer incômodos, como sensação de calor. A luz direta não é muito indicada para permanência prolongada, tipo mesa de refeição em horário de almoço, o sol de meio-dia poderá atrapalhar o momento agradável em família.

666 visualizações0 comentário
bottom of page